domingo, 30 de agosto de 2009

O Bom e Louco Som de Nicolas Krassik e os Cordestinos

É sempre bom "tietar" um pouquinho!!!!
Ao som deles...

Questiono-me: como nunca escutei antes?

Advirto a mim mesma, nesta condição de apetite sobre os conhecimentos que entram em sintonia com as batidas do coração: “dádiva” tem o seu tempo e o seu momento.
Elas não vão acontecer sem que estejamos preparados ou receptivos, muito menos se ficamos acomodados ou inconscientes das oportunidades.

Com todo o prazer, esta ocasião veio ao meu encontro; pessoalmente assisti à apresentação do Nicolas Krassik e os Cordestinos.

Nicolas é um Frances que se encantou com os gingados brasileiros. No palco em meio à concentração, viagem particular e harmonia entre os músicos, ele até arrisca num “ritmo tímido”; alguns passinhos de samba e forró. Coisa mais linda!

E com todo respeito a este trabalho, posto um pouco a sua trajetória e algumas fotos que encontrei.

O violinista Nicolas Krassik, 40 anos, radicado no Brasil, descobriu a música brasileira em eventos realizados em Paris. Chegando ao Rio de Janeiro, em setembro de 2001, teve imediato contato com o Samba, o Choro, o Forró, no bairro da Lapa, tocando com grandes artistas brasileiros. Foi a sua forte e natural identificação com a cultura brasileira que fez com que Nicolas decidisse ficar no Brasil.
Nicolas Krassik é formado em música erudita pelo Conservatoire National de Region d'Aubervilliers-la Courneuve, e em Jazz pelo C.I.M. (Centre de Fomation Musicale de Paris). Acompanhou o pianista Michel Petrucciani em turnês internacionais (incluindo o Festival de Montreux), com o qual gravou o CD "Marvellous" em 1994. Também gravou um CD com a Orquestra de Violino Jazz do violinista francês Didier Lockwood, diretor da escola onde Nicolas foi professor no Curso de Improvisação. Participou de gravações de trilhas sonoras para
Cinema e TV, e de CDs com diversos artistas europeus.
Sua atuação no cenário musical
carioca logo resultou em diversos convites para participações: -no Cd “Nome Sagrado”e DVD “A madrinha do Samba” da cantora Beth Carvalho -no CD de Argemiro Patrocínio, da Velha Guarda da Portela produzido por Marisa Monte e Paulão ‘7 cordas’ -no CD “Café Brasil II” do grupo Época de Ouro -nos Cds da Marisa Monte “Infinito particular” e “Universo ao meu redor”
Ele já tocou com artistas consagrados como:
Yamandú Costa, Beth Carvalho, João Bosco, Marisa Monte, Marco Pereira, Paulo Sérgio Santos, Henrique Cazes, Zé Carlos Bigorna, Hamilton de Holanda, Carlos Malta, Chico Chagas, Maria Teresa Madeira, Zé da Velha, Silvério Pontes, entre outros.
Depois do sucesso do seu primeiro CD “Na Lapa”, Nicolas está lançando o segundo, CD chamado Caçuá, uma mistura de Choro, Samba e
Baião.
Nicolas Krassik foi capa do Segundo Caderno do Jornal O Globo, destaque na Revista Veja e foi uma das atrações do Programa do
Jô Soares (TV Globo) e do Programa Conversa Afinada (TVE), entre outros Nicolas se apresenta, entre outras formações, com seu Trio com Nando Duarte {violão de 7 cordas) e João Hermeto {percussão). [fonte: Wikipédia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário